quarta-feira, 2 de abril de 2014

TIPOS DE TINTAS

Uma das principais características de um ambiente bem projetado é o revestimento utilizado nas paredes e no piso. Mas escolher qual o melhor não é tão fácil. No mercado existe diversos tipo e cores que causam efeitos diferentes e adequado para cada estilo de decoração. 

O revestimento para paredes mais procurado e utilizado é a tinta. Uma pintura de qualidade renova o ambiente. Mas é importante definir onde será aplicada para saber qual o tipo de tinta as ser usada. 

Paredes de Alvenaria: É utilizada a tinta Látex PVA, acrílica, vinil-acrílicas e texturas. Pode ser aplicada em paredes internas e externas. E o consumidor pode escolher a cor que desejar. 

Madeira: Recomendado o uso de vernizes, esmaltes, stain ou tinta a óleo. Evitam rachaduras, trincas, envelhecimento, desbotamento, deterioração, repele água e combate formação de fungos. Pode ser aplicados em madeiras internas e externas. Nas externas é preciso de maiores cuidados devido as intempéries.    

Metais: Utiliza-se tintas esmaltes ou a óleo. Aplicados em lugares internos e externos.

TIPOS DE TINTAS 

Tinta Látex PVA: é a mais utilizada internamente. Feita a base de água, tem pouco cheiro e seca rapidamente. A limpeza é prática, utilizando apenas um pano úmido.  Não adequada para áreas molhadas ou expostas a chuva.





Tinta Acrílica: Semelhante a tinta látex PVA, solúvel em água, seca rapidamente. A tinta acrílica possui resinas acrílicas que deixam o produto impermeável, podendo ser usado em áreas molhadas e externas. A cor pode ser manipulada.  
Existem vários tipos de acabamentos: 
Fosco: menos resistente a limpeza, disfarça as imperfeições da parede.




Semi Brilho: Tem um brilho leve, resiste mais a limpeza, mas destaca algumas imperfeições.


Acetinada: possui brilho e é fácil para a limpeza, mas aparece imperfeições na parede. Deixa o ambiente mais sofisticado.



Emborrachada: usada em paredes externas, fachadas e muros. Possui película que acompanha a dilatação da alvenaria, protegendo contra intempéries e mudanças de temperaturas.  

Laváveis: acabamento acetinado e resiste a limpeza. Usada em ambiente interno e externo, indicada para onde tenha bastante fluxo de pessoas e crianças. 

Tinta Esmalte: Substitui a tinta a óleo. Tem acabamento acetinado dando a sensação de uma película protetora. Não é muito recomendável usar em paredes pois pode levantar bolhas. Possui bastante brilho, mesmo existindo versão fosca. Alto custo. Cores prontas.


Tinta Epóxi: Possui alta resistência a umidade, produtos químicos e abrasão. Necessita mão de obra especializada para a aplicação. Por ser impermeabilizante e não dissolver em água é utilizada em box, piscinas, caixa de água e em locais de bastante movimento. Alto custo.


Tinta verniz: Substância líquida que se transforma em uma fina camada protetora para madeiras. Pode ser pigmentada (tons parecidos com a madeira) ou transparente. Proporciona mais brilho.



Tinta a óleo: É uma tinta impermeabilizante e proporciona acabamento com brilho. Por causa do mal cheio e demora na secagem, esta tinta está sendo substituída por verniz e esmalte. 

Tinta Texturizada: Cobertura especial para cobrir defeitos e muito utilizadas para decoração. Não é lavável e é utilizada principalmente em muros e paredes externas. Apesar de ser barate e de fácil aplicação, o acabamento não é dos melhores.




Depois de definir qual o local que irá pintar e de que material é feito, é preciso saber qual será a cor a ser utilizada. 

Para saber o que cada cor representa, confira aqui: INFLUÊNCIA DAS CORES

Agora é só caprichar na pintura.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário