quinta-feira, 17 de abril de 2014

GESSO

O gesso é um pó branco obtido da gipsita natural. No comércio é encontrado em sacos de 40 kg, 20 kg e pacote de 1 kg .
O gesso pode ser utilizado como: Forros, elementos de decoração, revestimentos, elemento para vedação (drywall, bloco de gesso), colas, confecção de cerâmicas, moldes (artísticos, ortopédicos e dentários), entre outros.

Ao ser utilizado no design de interiores, o gesso possui diversas características que o torna um dos elementos mais desejados para a decoração. É um material de revestimento econômico, de fácil e rápida aplicação, versátil para escolher curvas ou recortes e sua secagem é de poucas horas. 

A tendência atual é utilizar o gesso de forma simplificada, sem muitos detalhes.

Forro de Gesso:      
Podem ser em placas de 60 x 60 cm ou acartonado ( Drywall) 

As placas de gesso são  mais econômicas. Podem ser pintadas 2 horas depois de colocadas. 
Deve ter cuidado com a umidade (podem criar manchas de fungos e bactérias) e trincas. 
 

Ambientes que possuem pé direito alto (altura do piso até o teto) é recomendado utilizar o forro de gesso para se obter um rebaixamento (ideal com 15 cm).

Auxilia para instalar e distribuir iluminação embutida, facilitando na passagem das fiações e na tubulação ao ser instalado ar condicionado. Recomendado para esconder ferragens e disfarçar vigas.  

Drywall 

O sistema de gesso Drywall pode ser utilizado como paredes, divisórias de ambientes, revestimento e forro. É composto por estrutura de aço galvanizado e chapas de gesso acartonado. 

As vantagens do drywall é ser mais leve, instalação mais rápida e mais barata que a alvenaria, resiste a fogo e é um ótimo isolamento acústico e térmico. 
Pode ser utilizado qualquer tipo de revestimento (Tintas, cerâmica, Papel de Parede, laminado, mármore, textura e azulejos). Permite recortes e curvas criativas e instalação de iluminação embutida. 

As desvantagens do drywall é ser mais sensível, necessita de cuidados com batidas e deve ser evitado furar e colocar nichos, quadros, etc. Além de ter cuidado com a umidade ou ambientes molhados.




















Ao escolher utilizar o gesso, lembre-se que é necessário uma mão de obra especializada.

Vale criar as formas que mais gostar.

e os acabamentos feitos com gesso deixam um ambiente mais sofisticado e com um charme especial.

:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário